Cabeleireiros de Antigamente

Olá, pessoal!

Vocês já pararam pra pensar em como era a profissão de cabeleireiro antigamente?



Essa semana eu estava conversando com uma colega de profissão e ela me contou uma pequena história sobre sua avó que também foi cabeleireira. Essa conversa me despertou uma enorme vontade de escrever sobre, e se tratando da minha profissão, mais ainda. hehe

Todos sabemos que a aparelhagem da área da beleza de antigamente era aterrorizante e damos graças aos céus que a tecnologia evolui constantemente, mas se nas grandes cidades onde existiam salões com a aparelhagem de última geração da época já era difícil, imagine como era para as pessoas do campo, que moravam à quilômetros de distância da cidade e que muitas vezes nem possuíam eletricidade em suas casas.

E é na dificuldade que surge a criatividade.



Isso é um babyliss e uma chapinha feitos do marido para a mulher cabeleireira (avô e avó dessa colega).




"Mas como eram usados?"

A cabeleireira esquentava a ponta do objeto em questão no fogo do fogão e testava a temperatura em um papel. Nas primeiras vezes os instrumentos deixavam marcas pretas no papel, e a cabeleireira ia testando até a marca começar a sair marrom. Quando saía marrom significava que a temperatura já estava boa para passar no cabelo, aí então elas começavam o processo. E sim, acontecia muitas queimaduras. hahaha

Outra prática alternativa para alisar os fios antigamente era com o ferro de passar roupa, tanto o elétrico quanto o 'manual' (aquele que colocavam brasa dentro).

Interessante, né?

Você já conhecia algum desses objetos ou tem alguma história desse tipo pra contar? Deixa nos comentários!

Compartilhe essa Postagem:



10 comentários:

  1. Meu Deus que post mais PERFEITO ❤ eu nao fazia ideia de como eram feita as coisas antigamente. Imagina o trabalhão? Hehe
    Eu simplesmente adorei. Traz mais conteúdos assim de curiosidades.
    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz em saber! <3
      Super trabalhoso, né? Isso e muitas outras coisas.
      Trago sim. Pode deixar. hehe
      Gratidão! Bjss

      Excluir
  2. Já vi em alguns vídeos sobre isso e era bem diferente do que é hoje em dia haha.
    Ainda bem que mudou né? Porque muita coisa usava fogo e vários bobs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda bem mesmo! hehe Era muito perigoso, as pessoas se machucavam bastante.
      Bjss

      Excluir
  3. Que interessante esse post! Eu não sabia dessas histórias e muito menos da existência dessas gambiarras (que pra falar a verdade são incríveis). É muito legal como a criatividade surge quando precisamos achar uma solução pra algo, né? Adorei saber disso. Amo posts assim! Arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Pode até não parecer em algumas ocasiões, mas o ser humano é um bicho criativo, hein! haha
      Que bom que gostou! Obrigada! <3
      Bjss

      Excluir
  4. Só vi esses tipos de instrumentos em filmes haha mas achei muito interessante esse post, antigamente se usava pouco para fazer belezuras e quase não existiam produtos químicos como hoje em dia. Amei o post moça, um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro filmes de época, é ótimo pra ter um primeiro 'contato' com coisas bacanas de antigamente que raramente vemos hoje em dia pessoalmente.
      Fico feliz que tenha gostado do post! <3
      Bjss

      Excluir
  5. kkkkkkkkk... Eu já conheci gente de antigamente que passava o cabelo a ferro, mas não conhecia nem imaginei que estes instrumentos existiam. :-D Bacana para a gente conhecer. Valeu mesmo. :-) Beijos e sucesso!

    http://www.solteirasnoivascasadas.com

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conhecia o método do ferro de passar também. Quando conheci esses instrumentos achei muito legal. Fiquei impressionada! haha
      Bjss <3

      Excluir