Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre Transtornos Mentais

Olá, pessoal!

Com a entrada de setembro venho trazer esse post que se trata de um assunto mais sério e espero poder ajudar pessoas, e conscientizar outras.


Lembrete: não sou nenhuma especialista no assunto, e tudo o que será dito neste texto é de acordo com minha experiência pessoal.

Já aproveito pra deixar claro desde o início que transtornos mentais não são frescura, nem preguiça, nem falta de vontade e nem falta de Deus. A pessoa em questão não é triste e nem louca, apenas está doente.

Os sintomas que vou citar são as mais aparentes de ansiedade e depressão que são os transtornos mais comuns.

São eles:

- Irritabilidade
- Preocupação excessiva
- Tensão muscular
- Dor corporal "sem motivo"
- Dificuldade de concentração
- Fadiga
- Problemas durante o sono
- Insônia (falta de sono) ou Hipersonia (excesso de sono)
- Dores de cabeça
- Problemas gastrointestinais
- Inquietação
- Perda ou excesso de apetite
- Sintomas de doenças físicas que nunca melhoram
- Perda de interesse e prazer pelas coisas 
- Sentimento de culpa
- Sentimento de vazio
- Baixa autoestima
- Tristeza constante
- Falta de esperança
- Pensamentos em morte e/ou suicídio
- Uso de álcool e/ou drogas para se anestesiar

Se você se identificou com alguns sintomas, busque ajuda. Procure um psicólogo e, em alguns casos, o psicólogo pode te encaminhar para o psiquiatra. Não tenha vergonha. Saiba que você não está sozinho. Isso também vale pra quem já tem um diagnóstico. Te desejo força!

E se você conhece alguém com alguns desses sintomas ou com diagnóstico de algum transtorno, você pode sim ajudar. Ofereça apoio emocional, esteja presente, mas sem dar palpites, ok?

Bônus:

Vejo muito por aí algumas pessoas que por qualquer coisinha dizem "sou bipolar". Não, você não é bipolar, a não ser que tenha sido diagnosticado com isso. Não é legal brincar com essas coisas. A bipolaridade não é o simples fato de estar feliz e ficar triste porque algo aconteceu. A bipolaridade traz um enorme risco de suicídio e outras dezenas de sintomas. Não brinque com esse tipo de coisa, por favor!

Espero que o texto ajude de alguma forma.
Compartilhe essa Postagem:



13 comentários:

  1. Oie,

    Acho muito importante a busca por ajuda quando se está precisando mesmo e, acima de tudo, acredito que ter o apoio de quem amamos é essencial, por isso a conscientização é tão importante. Adorei o post! Beijinhos

    www.floresdeoutono.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho depressão há 17 anos, passei por três psicologas que diziam que eu tinha que aprender a viver com a depressão, dei uma banana pra elas hum...
    Um dia eu quis me matar sim, mas tive sorte em conhecer alguém que me ajudou e ao longo da vida conheci outras pessoas maravilhosas e assim afirmo sempre que, precisamos sim uns dos outros, precisamos sim de amigos, de pessoas para nos curar e ajudar.
    Hoje não tenho amigos porque é bem difícil alguém permanecer ao lado de alguém que parece sempre dar desculpas para tudo...mas eu tentei tudo o que me falaram ao longo da vida hahaha sério e as pessoas não entendem ou fingem né quando digo que o que mais preciso é da companhia dos outros, sair, beber, rir é só isso que precisamos, afeto, amor, se todos tivessem isso a depressão nem mesmo existiria mais no mundo,enfim...já escrevi sobre o tema algumas vezes e ainda busco ajudar, fazer pensar.
    Muito legal sua iniciativa
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fico triste ao pensar que cada vez mais a depressão está sendo conhecida pela maneira mais triste possível, é raro não conhecer alguém que sofreu ou que está sofrendo com depressão, e se não conhecer provavelmente está com depressão.
    Ótimo texto e extremamente necessário.

    ResponderExcluir
  4. Depressão necessita ser tratada com seriedade, chega desse mimimi que é frescura ou que é falta de Deus. Depressão é doença e precisa ser tratada.
    Eu acho muito importante a discussão desse assunto porque as pessoas precisam entender o que é depressão, isso deveria ser mais debatido principalmente nas escolas.
    Boa iniciativa.

    beijos

    Simone Rocateli

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, em pleno ano 2017 ainda tem gente que acha que depressão,ansiedade e síndromes são pura frescura ! devemos nos conscientizar e acabar com esse esteriótipo, afinal doença mental existe sim e precisa ser combatida. Parabéns pela iniciativa ! Super beijo e amei o nome do seu blog !

    ResponderExcluir
  6. Primeiro quero dizer que adorei o nome do seu blog.
    Esse post é essencial, fico aqui pensando em como tem gente sofrendo sozinho, sem apoio de ninguém, sendo obrigado a ouvir que depressão é frescura. Só quem já passou por isso sabe o quanto dói e o quanto é difícil vencer essa luta sozinho

    ResponderExcluir
  7. Esse mês quero tentar fazer a diferença, mesmo que de forma singela, seja colaborando mais com quem me procura ou deixando mensagens por aí ♥ A gente precisa mesmo falar sobre o assunto e levar à sério. Encarar com algo que precisa de atenção, porque poucos são aqueles que realmente se importam e ajudam, abrem mão para entender o outro.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente isso ainda é um tabu para muita gente. Mas esse tipo de transtorno precisa ser conversado, e as pessoa precisam dar mais atenção a sua saúde mental. Não é uma coisa leviana que "vai passar" e pode ter consequências muito sérias. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Apesar de não conhecer muito sobre o assunto acredito que é muito importante perceber os sintomas e buscar ajuda. É necessário também que a família apoie e a pessoa esteja disposta a se cuidar e melhorar. Ótimo post. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ótimo POST!! Nunca é demais falar sobre transtornos psicológicos e, principalmente que não se trata de frescura ou falta do que fazer. É doença, traz muito sofrimento para quem tem e deve ser tratada!
    Continue compartilhando textos de conscientização como esse! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pela leitura e comentários de todos! Fico feliz de saber que existem muitas pessoas preocupadas com esse assunto e dispostas a ajudar. Espalhe amor! <3
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pelo excelente post. Bem explicativo e essencial para todos nós. Eu me identifiquei com alguns sintomas e, ultimamente, tenho vontade de ir a um psicólogo pelo menos para conversar e ver no que dá. Seu post serve de alerta e de ajuda para que as pessoas se conscientizem que o assunto não é brincadeira, nem frescura. Sucesso para ti. Beijos!

    http://www.solteirasnoivascasadas.com

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua leitura!
      É sempre bom dar uma passadinha no psicólogo e se prevenir. Vai sim, e te desejo sorte! <3

      Excluir