Coletor Menstrual Para Iniciantes

O coletor menstrual está cada vez mais presente na vida das mulheres. Quer largar de vez os absorventes descartáveis mas tem receio? Continue lendo para tirar dúvidas e conhecer melhor essa opção sustentável de acordo com a minha experiência.

Sempre que conhecemos algo novo a sensação de estranheza é inevitável, e claro que com o coletor não seria diferente.

Estamos tão habituadas com os absorventes descartáveis que é comum achar bizarro a ideia de olhar para dentro de um tipo de copo com seu sangue menstrual dentro, totalmente líquido e sem a interferência do algodão.

Mas nunca é tarde para conhecer e entender melhor sobre algo novo.

Sobre


O coletor menstrual é feito de silicone cirúrgico e tem durabilidade de cerca de 5 à 10 anos.
Além de ecológico por não produzir lixo, tem baixo risco de infecção e você economiza muito do que seria gasto com absorventes comuns.

Benefícios


  • Não gera odor;
  • Pode ser usado por até 12 horas seguidas antes de ser esvaziado (levando em conta o fluxo de cada mulher, claro), o que colabora no conforto durante o sono;
  • Fácil de higienizar;
  • Conforto;
  • Muito mais fácil carregar apenas um coletor invés de vários absorventes.


Dificuldades que podem surgir no primeiro uso


A dobra perfeita


Existem diversas dobras que podem ser feitas para inserir o coletor. Na embalagem normalmente vem um folheto explicativo com imagens para facilitar a compreensão. Você só vai descobrir qual dobra mais gosta experimentando.

Possíveis Vazamentos


Até você se acostumar com o coletor e conseguir garantir que ele esteja aberto e com vácuo, pode acontecer pequenos vazamentos.
Nas primeiras tentativas você pode apenas usar em casa ou usar junto com um protetor diário para te dar mais segurança.

Cólicas


Nas primeiras vezes usando o coletor você pode ter cólicas. Eu naturalmente sempre tive, e no meu primeiro ciclo usando coletor foram um pouco mais intensas, porém do segundo ciclo em diante já voltou tudo ao normal. Creio que cada caso seja um caso.

Remover o coletor


Por não estar acostumada você provavelmente vai ter dificuldade para remover o coletor, seja para esvaziá-lo ou pelo fim do ciclo. Não entre em pânico! Basta pressionar o coletor com o dedo permitindo a entrada de ar, o que irá remover o vácuo, e puxar.

Incômodo causado pelo cabinho do coletor


A maioria dos coletores costumam ter um cabinho comprido que se assemelha ao cordão do absorvente interno. Se ele está te incomodando você pode cortá-lo, tomando cuidado com o limite do cabinho para não danificar o coletor. Alguns coletores já vem com marcas no cabinho para facilitar ao cortar, deixando claro onde é o limite.

Higienização


O coletor deve ser esterilizado no início e no final de cada ciclo.
Isso pode ser feito no fogão ou no microondas, seguido de uma lavagem com sabão neutro e água.

Não se esqueça de deixar um recipiente apenas para a higienização do seu coletor.

No fogão você deve usar uma pequena panela com água suficiente para cobrir o coletor e garantir que ele não encoste no fundo da panela e queime. Fervê-lo de 5 à 10 minutos e em seguida lavar com água e sabão neutro.

No microondas você deve usar uma caneca própria para microondas, um pote ou copo de vidro. Fervê-lo de 5 à 10 minutos e em seguida lavar com água e sabão neutro.

Durante o ciclo basta removê-lo, esvaziá-lo, lavar com água corrente e colocá-lo novamente.

Caso desejar, existem panelas e canecas próprias para higienizar coletores menstruais à venda.

Coletor mentrual é só amor e vale à pena experimentar!

Você possui algo a acrescentar sobre coletor menstrual que ajudaria as iniciantes? Deixe nos comentários!

Logo mais estarei publicando uma resenha sobre o mesmo tema.
Compartilhe essa Postagem:



Postar um comentário